como combater a depressão sem remedios

A depressão atualmente atinge mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo e em boa parte dos casos a ajuda consiste em utilizar tratamentos com medicamentos. Com isso, não é incomum que os pacientes me perguntem se existe qualquer alternativa que seja natural e que não cause os efeitos colaterais, como dependência química, desse tipo de terapia. A verdade é que é, sim, possível tratar a depressão sem medicamentos. Quem ficou interessado em saber como isso é possível, eu mostro nesse texto as principais técnicas para tratar a depressão sem remédios.


Meditação e exercícios físicos
A meditação e os exercícios físicos em geral são muito utilizados para tratar a depressão sem medicação, pois essas atividades ajudam na liberação de serotonina, o neurotransmissor responsável por garantir a sensação de bem-estar, o qual, fica em baixa em quadros de depressão.

Existe também uma característica de autoconhecimento relativa à meditação, além das técnicas de respiração, garantindo resultados importantes para quem possui depressão e quer uma alternativa aos tratamentos medicamentosos.


Vitaminas e suplementos ajudam a tratar a depressão
Outro tratamento sem medicação para a depressão que posso indicar é utilizar vitaminas e suplementos alimentares. Normalmente, essas vitaminas e suplementos não são exatamente com comprimidos tradicionais e, sim, com elementos totalmente naturais.

É o caso de utilizar ervas medicinais que ajudem no combate à depressão. Recentemente, por exemplo, li diversos artigos falando sobre a erva-são-joão que pode ser utilizada em forma de chá para tratar a depressão. Essa atuação se deve à presença de hipericinas, que ajudam no tratamento em geral.


como combater a depressão sem remedios


Acupuntura
A acupuntura, por sua vez, utiliza agulhas colocadas em pontos estratégicos da pele e que possuem um efeito benéfico para tratar a depressão. A sua atuação se deve principalmente à regulação da produção de hormônios, gerando efeitos diretos nos sintomas da depressão.

Após algumas sessões, é comum que o paciente experimente uma melhora no quadro depressivo, sentindo-se mais disposto e mais interessado no mundo ao redor, por exemplo. A acupuntura também pode ajudar no tratamento de outras questões de ordem física causadas pela depressão, como o ganho de peso ou dores musculares.


Hipnose clínica
Com propriedade, entretanto, posso dizer que a hipnose clínica é um dos tratamentos para a depressão sem medicamentos que são mais eficientes, por tratar não apenas os sintomas, mas também as causas da depressão de maneira profunda.

Na hipnose clínica, o paciente é conduzido a um estado de transe, no qual, além dele obter mais autoconhecimento, ele também passa para o controle do próprio tratamento. Os efeitos dessa terapia também tendem a ser muito mais duradouros e ela também não possui quaisquer riscos – diferentemente dos tratamentos naturais, por exemplo.

Com isso, quem busca uma solução completa para tratar a depressão sem medicamentos, precisa considerar a hipnose clínica como opção principal, já que ela garante maior qualidade de vida como um todo e tratamento direto na causa, não apenas nos sintomas.

É possível tratar a depressão sem medicamentos e, inclusive, muitas vezes os tratamentos são mais benéficos do que com medicamentos. Dentre as técnicas, entretanto, a que eu mais recomendo é a hipnose clínica, a qual, além de poder ser associada às demais ainda trata as causas e não apenas os sintomas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *